terça-feira, 23 de julho de 2013

Recursos Educativos Digitais (REDS)

O que são recursos educativos digitais ?

Mais conhecidos por REDS, os Recursos Educativos Digitais são recursos tecnológicos postos à disposição do professor .



  

Refletir sobre ....

Deram-me várias palavras a partir das quais tenho de elaborar perguntas e respetivas respostas...Vamos lá ver ....

Wordle: Palavras



De que forma as expetativas de um professor podem influenciar a aprendizagem e consequentemente o conhecimento do(s) seu(s) discente(s) ?
   
       Quem é que no início do ano letivo nunca recolheu ou pediu o maior número de informações possíveis sobre as turmas ou os alunos que vai ter? Todos nós já utilizamos estas estratégias indo contra aquilo que nos ensinaram ao longo do estágio pedagógico: não avaliar ninguém sem possuir os elementos necessários para fazer o diagnóstico da turma. (teste diagnóstico, observação direta da turma...).
Com a massificação do ensino, procurou-se quais os fatores externos na origem do insucesso escolar. Uma delas baseia-se na teoria do "handicap social". De acordo com esta teoria, o insucesso prende-se com a origem social do aluno e à sua maior ou menor bagagem cultural. Assim sendo, um aluno de origem de um meio caracterizado como desfavorecido não possui os skills necessários para obter o desejável sucesso escolar. Por outro lado, advoga que o ambiente familiar não proporciona à criança o conjunto de bases culturais e linguísticas necessárias à progressão escolar, daí a escola ter um papel preponderante na superação das diferenças através de programas de apoios.
Para além de se deixar influenciar pelas expetativas pelas características socioeconómicas dos seus alunos, o professor pode muito bem se deixar influenciar  pelas capacidades dos seus alunos em alcançar um bom ou mau desempenho escolar. Por outras palavras, uma boa expetativa pode aumentar o desempenho enquanto uma má expetativa vai de certa forma dificultar a obtenção de um bom desempenho. Estas conceções podem levar a superestimação ou a subestimação dos resultados dos alunos. Estamos perante o efeito Pigmaleão ou efeito Rosenthal, ou seja, é o facto de as nossas expetativas e perceção da realidade influenciar a nossa maneira de nos relacionar com a realidade.
Por isso, o Professor deve adotar estratégias que produzem uma ação mais efetiva sobre as necessidades dos seus alunos bem como procurar não se deixar influenciar pelas suas expetativas iniciais.

.
         

segunda-feira, 22 de julho de 2013

As ferramentas que utilizei....

Eis as ferramentas que utilizei para elaborar o meu trabalho:





O início de uma nova etapa...

        O professor  que mais me marcou foi sem dúvida o meu professor de Francês, Mr Thomas que me ensinou a ver a literatura sob outro olhar.....


A história da minha vida from Isabel Couto on Vimeo.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Narrativas digitais

Quando vi este vídeo...



... lembrei-me deste vídeo de Alice Vieira que mostrei aos meus alunos.



E depois recordei-me de um livro que eu li na faculdade ...

Cheguei à seguinte conclusão...




Wordle: Untitled

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Blogs em educação


Weblog, uma ferramenta a explorar....

Fiquei curiosa em relação a esta nova ferramenta... que potencialidades na educação? Haverá vantagens? Comecei a pesquisar e encontrei o seguinte:

Os principais benefícios para professores e alunos
  • Aproximar professores e alunos

Os estudantes tendem a se identificar com o professor blogueiro. Se o aluno cria um blog, os professores têm um espaço a mais para orientar o aluno.
  • Permitir maior reflexão sobre o conteúdo
Quando o professor blogueiro expõe sua opinião, está sujeito a críticas e elogios. Com isso, reflete sobre seu trabalho e faz os alunos pensar mais sobre o tema proposto.
  • Manter o professor actualizado
O professor blogueiro procura em outros sites e blogs informações para compartilhar com os alunos. Isso o coloca em permanente reciclagem.
  • Criar uma atividade fora do horário de aula
O estudo não fica restrito aos 45 minutos de sala de aula. Com o blog, o professor instiga os alunos a estudar mais. Eles buscam no blog desafios, exercícios e gabaritos.
  • Trazer experiências de fora da escola
O blog abre as atividades da escola para pessoas de outros colégios, cidades e até países colaborarem. Isso amplia a visão de mundo da turma
  • Divulgar o trabalho do aluno e do professor
As produções do aluno ou do professor podem ser vistas, comentadas e conhecidas por qualquer internauta do mundo. Isso é um incentivo para alunos e professores se dedicarem.
  • Permitir o acompanhamento
Com os blogs, os pais podem acompanhar as atividades escolares dos filhos. E também ter acesso ao que o professor está ensinando. Isso não é possível com as aulas.
  • Ensinar linguagem digital
Ao montar blogs, alunos e professores passam por um processo de "alfabetização digital". Aprendem a fazer downloads e outros recursos para navegar com facilidade

Encontrei dois artigos interessantes sobre a utilização de weblog:


Eu blogo, tu blog@s, nós blog@mos...


Um weblog, blog ou blogue é uma página da Web cujas atualizações (chamadas posts) são organizadas cronologicamente de forma inversa (como um diário). Estes posts podem ou não pertencer ao mesmo género de escrita, referir-se ao mesmo assunto ou ter sido escritos pela mesma pessoa.

Blogger, bloguista ou blogueiro: são palavras utilizadas para designar aquele que escreve em blogues. O universo dos blogueiros (a soma de tudo o que está relacionado a este grupo e este grupo em si) é conhecido como blogosfera.
No dia 31 de agosto, comemora-se o Dia do Blog (devido a semelhança da data 31.08 com a palavra blog), que se propõe a promover a descoberta de novos blogues e de novos blogueiros.

Blogosfera: é o termo coletivo que compreende todos os weblogs (ou blogs) como uma comunidade ou rede social.
in wikipédia.org

Para saber mais sobre os blogs, consultem estes endereços @qui:

http://ajuda.sapo.pt/comunicacao/novosblogs/index.html ( site que esclarece algumas dúvidas sobre os blogs e que funciona como tutorial para criar um blog)

http://docentes.ismt.pt/~eduardo/supervisao_estagio/documents/1_Como_criar_um_blog.pdf (ferramenta que funciona como tutorial na criação de um blog em Blogger.com)

http://paginas.terra.com.br/informatica/tpb/Utilitarios/util.htm (ferramenta bastante útil para ser um craque em blog)

http://maisblog.50webs.com ( ferramenta para personalizar um blog)

http://blogsearch.google.com ( ferramenta que permite encontrar um blog no universo da blogosfera)

terça-feira, 16 de julho de 2013

Onde nasci ...

Algures no espaço europeu ....






Quem fui...

Diagnóstico da tua vida passada:
Não sei como te sentes acerca da tua última incarnação terrestre, mas que eras uma pessoa do sexo feminino .Nasceste algures no território da moderna África do Norte por volta do ano 1025. A tua profissão era a de uma pessoa liada ao artesanato ou à mecânica.
O teu breve perfil psicológico de tua vida passada:
Alguém que anda a procura da verdade e da sabedoria.Poderias ter visto as tuas vidas futuras. Outros viram-te como uma pessoa idealista que vai iluminando o caminho para o futuro.
A lição que a tua vida passada trouxe para a tua actual encarnação:
O teu ensinamento é o de desenvolver uma determinada atitude perante as pessoas e adquirir o dom da compreensão e compaixão.
E tu lembras-te? (Clique aqui)


Photobucket

Quem sou ?


藤原 Fujiwara (campo de glicínias) 美咲 Misaki (bela flor)



Isabel

Teutônico ou hebraico. Izebel, a casta.Do francês Isabelle e do espanhol Isabel. Derivado de Elisabete.Variação: Isabéu. Nome que significa cumprir com as promessas. É próprio das pessoas que se regem pelo clássico lema "promessa é dívida". Respeitam escrupulosamente as decisões dos outros.



O princípio era verbo...

           

           


         Este blog pretende ser um portefólio digital no qual serão compilados as minhas pesquisas.. recursos recolhidos durante as minhas deambulações pelo ciberespaço... as minhas reflexões...o registo das minhas aprendizagens desenvolvidas a propósito de uma ação de formação ministrada pela Universidade Aberta.