terça-feira, 23 de julho de 2013

Refletir sobre ....

Deram-me várias palavras a partir das quais tenho de elaborar perguntas e respetivas respostas...Vamos lá ver ....

Wordle: Palavras



De que forma as expetativas de um professor podem influenciar a aprendizagem e consequentemente o conhecimento do(s) seu(s) discente(s) ?
   
       Quem é que no início do ano letivo nunca recolheu ou pediu o maior número de informações possíveis sobre as turmas ou os alunos que vai ter? Todos nós já utilizamos estas estratégias indo contra aquilo que nos ensinaram ao longo do estágio pedagógico: não avaliar ninguém sem possuir os elementos necessários para fazer o diagnóstico da turma. (teste diagnóstico, observação direta da turma...).
Com a massificação do ensino, procurou-se quais os fatores externos na origem do insucesso escolar. Uma delas baseia-se na teoria do "handicap social". De acordo com esta teoria, o insucesso prende-se com a origem social do aluno e à sua maior ou menor bagagem cultural. Assim sendo, um aluno de origem de um meio caracterizado como desfavorecido não possui os skills necessários para obter o desejável sucesso escolar. Por outro lado, advoga que o ambiente familiar não proporciona à criança o conjunto de bases culturais e linguísticas necessárias à progressão escolar, daí a escola ter um papel preponderante na superação das diferenças através de programas de apoios.
Para além de se deixar influenciar pelas expetativas pelas características socioeconómicas dos seus alunos, o professor pode muito bem se deixar influenciar  pelas capacidades dos seus alunos em alcançar um bom ou mau desempenho escolar. Por outras palavras, uma boa expetativa pode aumentar o desempenho enquanto uma má expetativa vai de certa forma dificultar a obtenção de um bom desempenho. Estas conceções podem levar a superestimação ou a subestimação dos resultados dos alunos. Estamos perante o efeito Pigmaleão ou efeito Rosenthal, ou seja, é o facto de as nossas expetativas e perceção da realidade influenciar a nossa maneira de nos relacionar com a realidade.
Por isso, o Professor deve adotar estratégias que produzem uma ação mais efetiva sobre as necessidades dos seus alunos bem como procurar não se deixar influenciar pelas suas expetativas iniciais.

.
         

Sem comentários:

Enviar um comentário